EXPERIÊNCIA PRÁTICA SOBRE PIGMENTOS VEGETAIS. UTILIZANDO A TÉCNICA DE CROMATOGRAFIA EM PAPEL
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Na última terça-feira, 09 de abril, a Professora Jessica Urbanski proporcionou aos alunos de agronomia uma experiência prática sobre pigmentos vegetais. Utilizando a técnica de cromatografia em papel, um método eficaz para a separação dos pigmentos presentes em uma amostra, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar teoria à prática de maneira engajadora. Este método é fundamental para entender como diferentes substâncias, presentes nas plantas, podem ser separadas e identificadas com base em suas propriedades físico-químicas.

Para realizar o experimento, os alunos foram até o jardim da faculdade, para a coleta de amostras. Lá, eles escolheram uma variedade de folhas para serem usadas no estudo. Após a coleta, o próximo passo foi a extração dos pigmentos utilizando acetona, um solvente orgânico capaz de extrair eficientemente os pigmentos das folhas. A cromatografia em papel foi então realizada, permitindo aos alunos visualizar a separação dos pigmentos, uma experiência visualmente impressionante e educativa.

Este experimento não apenas permitiu que os alunos aplicassem técnicas de laboratório importantes, mas também os ajudou a compreender melhor o processo da fotossíntese. Ao visualizar a separação dos pigmentos, os estudantes puderam perceber a complexidade e a beleza dos processos naturais. A atividade prática reforçou o conhecimento teórico sobre a importância dos pigmentos vegetais na absorção de luz e na conversão de energia, peças-chave no processo de fotossíntese. Essa experiência prática, com certeza, enriqueceu o aprendizado dos alunos de agronomia, proporcionando-lhes uma compreensão mais profunda e aplicada da biologia vegetal.


Por Wilian Martini
Publicado em 10/04/2024 - 15:00
Depoimentos

Unidade I

Horário de Atendimentos:
Segunda à Sexta: 13:30 às 23:00
Sábado: 08:00 às 12:00
Endereço:
Rua Sete de Setembro, nº 2341 – Jardim Alvorada – Marechal Cândido Rondon – PR – CEP 85.960-000
Ver Localização

Unidade II

Horário de Atendimentos:
Segunda à Sexta: 18:30 às 23:00 horas
Endereço:
Rua Dom Pedro I, nº 1151 – Centro - Marechal Cândido Rondon – PR – CEP 85.960-000
Ver Localização
Tecnologia e desenvolvimento