Graduação

Tecnologia em Agroindústria

O curso de Tecnologia em Agroindústria prepara o profissional para planejar e acompanhar todo o caminho da matéria prima da agricultura ou pecuária, desde a recepção até a distribuição, acompanhando a oferta de produtos de qualidade ao consumidor, atendendo às transformações químicas, físicas, bioquímicas, sensoriais e nutricionais.

Esse profissional poderá atuar, também, na preservação e segurança de produtos agroindustriais e do controle de qualidade, em análises laboratoriais, estocagem e pesquisa de mercado.

O profissional desta área, terá uma visão sistêmica da problemática agroindustrial, buscando soluções em respeito aos aspectos sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e ambientais, no âmbito local, regional, nacional e bem como internacional.

Este profissional pode aplicar, adaptar e gerar conhecimentos em agropecuária, ciência e tecnologia de alimentos e métodos de gestão, tendo uma visão empreendedora e administrativa frente às organizações ou entidades voltadas principalmente para produção de alimentos.

Objetivos do Curso

O Curso Superior em Tecnologia em Agroindústria tem entre seus objetivos, formar profissionais para atuar em projetos integradores e multidisciplinares de modo a dar suporte às distintas formas de organização das corporações, em particular as indústrias de transformação; Capacitar gestores de empresas com visão sistema e empreendedora, capazes de planejar, implantar, gerir e avaliar projetos de desenvolvimento sustentável; Proporcionar formação profissional abrangente, apoiada em conhecimentos que proporcionem uma visão ampla da atividade de gestão organizacional, prevendo domínio teórico, técnico, dos instrumentos, estratégias e práticas inerente ao exercício profissional; formar tecnólogos que possuam conhecimentos técnico-científicos suficientes ao enfrentamento da realidade produtiva envolvida com novas máquinas, sistemas e rotinas de processos produtivos, materiais, equipamentos e instalações, detentores de uma abordagem sistemática da gestão da qualidade e produtividade, das questões éticas e ambientais, da sustentabilidade e viabilidade técnica. Planejar e desenvolver processos de produção agroindustrial de alimentos; Avaliar, conduzir e executar processos de abertura de unidades agroindustriais de alimentos; Empreender a formação de unidades agroindustriais de alimentos;

Perfil Profissional do Egresso

O tecnólogo em Gestão Agroindustrial atua nas organizações industriais, buscando a melhoria da qualidade e produtividade agroindustrial. Dentre as atividades desempenhadas por este profissional, destacam-se a identificação e o estudo de oportunidades de negócios na área industrial, coordenação de equipes de produção, diagnóstico e otimização de fluxos de materiais e a utilização de conhecimentos da logística industrial. O domínio e aplicação das normas de segurança no trabalho e gestão ambiental são requisitos à atuação deste profissional.

Este perfil se viabiliza em função da organização sistêmica da matriz curricular do curso apoiada em módulos. As disciplinas do curso estão distribuídas nesses módulos de modo sequencial e interdisciplinar garantindo que à medida que vão sendo implementados os alunos vão adquirindo uma compreensão global do fenômeno em estudo.

Contato

Coordenador de Curso: Profº Jean Carlos Berwaldt

Email para contato: coordenacaotecagroindustria@iseperondon.com.br